terça-feira, 20 de setembro de 2011

Os Sucos e suas Propriedades
Se "Novos Grupos de Quatro Alimentos" demonstra que podemos incluir uma generosa quantidade de cereais, legumes, hortaliças, e frutas em nossa dieta alimentar, faz sentido adotar sucos, pois ele inclui esses alimentos e asseguram o benefício completo que nos oferecem. Uma vez que você aceite esse princípio. irá alimentar seu corpo, instintivamente, com um regime saudável, de baixo conteúdo gorduroso. As saladas cruas, feijão, arroz, e macarrão, que você comerá para complementar os sucos e suprir o organismo das fibras, proteínas e carboidratos necessários, são deliciosos, sem oferecer o perigo de engordar.
Macarrão, arroz e batata assada, não são os "criminosos" culpados pelo aumento de peso. São os molhos, a manteiga, o creme de leite que causam o estrago. Misture o arroz e macarrão com legumes cozidos ou um pouco de azeite de oliva e cheiro-verde fresco; ou, ainda, tempere-os com duas colheres de iogurte desnatado, um pouco de suco de limão, cheiro-verde. Outra opção é colocar rodelas de tomate sobre as batatas assadas.
Planeje Refeições e coloque mais Sucos em sua Vida!
Algumas receitas de sucos naturais, fáceis e saborosos. Confiram abaixo:


Levanta Tudo: (suco de uva e cereja) Este suco é muito bom com gelo, principalmente no verão. Bem, ele sempre faz mágicas, muitas pessoas livraram-se de profundas depressões. Experimente adicionar suco de maçã, ficará ainda mais saboroso.
2 cachos (100g) de uvas pretas, naturais, se possível com pedúnculos
1/2 xícara de cerejas sem caroço
Se as uvas não forem naturais, remova os pedúnculos.
Leve as frutas a centrífuga e sirva.







Sempre Bem-Vindo: (suco de abacaxi) Este é um suco que mantém longe as dores. Abacaxi é o simbolo da hospitalidade; portanto, quando tiver convidados, sirva o Sempre Bem-Vindo.
2 rodelas (com 2,5 cm de espessura) de abacaxi, de preferência natural.
Se o abacaxi não for natural, remova a casca e descarte, corte as rodelas em tiras e leve-as, com o centro, à centrífuga.










Coquetel de Natal: (suco de maçã, uva e limão) Essa receita é uma ótima opção para festas de fim de ano.
3 maçãs de tipo doce
100g de uvas verdes e rosadas, de preferência naturais com pedúnculos
1/4 de limão com casca
Corte as maçãs em gomos finos. Se as uvas não forem naturais, retire os pedúnculos. Corte o limão em fatias. Leve as maçãs e a uva à centrífuga, bata e acrescente o limão em meio ao processo.





Patrulha da Madrugada: (suco de laranja) Este é um suco de laranja que você nunca experimentou: cremoso, suave e rico. enquanto não tomar, não saberá o que é suco de laranja.
2 a 3 laranjas
Descasque a laranja, deixando a maior quantidade possível de pele branca. Corte-as em pedaços ou separe em gomos e processe na centrífuga.





Coquetel Digestivo: (suco de laranja, grapefruit e limão) Este suco é excelente para depois de um exercício duro, ou depois que se exagerou na comida.
1 laranja
1/4 de grapefruit
1/4 de limão com casca
Descasque a laranja e o grapefruit, deixando o máximo possível da pele branca, corte-os em pedaços e corte o limão em fatias. Leve tudo à centrífuga.





Regulador Noturno: ( suco de maçã e pêra)  É um suco ótimo para tomar antes de dormir.

2 a 3 maçãs
1 pêra
Corte a pêra e a maçã em gomos finos. Bata na centrífuga, colocando primeiro metade das maçãs, depois a pêra e, em seguida o restante das maçãs.






Abre-Olho: (suco de grapefruit) Este suco vai lhe dar uma disposição. Lembre-se: quanto mais pesado, mais suco o grapefruit tem.
1 grapefruit
Descasque o grapefruit, deixando o mais possível de pele branca. Corte-o em pedaços e separe em gomos. Processe na centrífuga.










Rubor do Amanhecer: (suco de abacaxi e grapefruit) Um sabor agridoce no café-da-manhã.
1 rodela ( com 2,5 cm de espessura) de abacaxi, de preferencia natural
1/2 de grapefruit rosa
Se o abacaxi não for natural, remova a casca e descasque. Corte a rodela em tiras. descasque o grapefruit deixando o máximo de pele branca e corte-o em pedaços ou separe em gomos. Bata as frutas na centrífuga.












Refresco de Verão: (suco de laranja lima e pêssego) O borbulhar da água mineral e o gosto doce fazem deste suco um bom começo para levar as crianças habituadas a tomar refrigerantes a gostar de sucos. Felpudos e rosados, os pêssegos se encontram no ponto máximo durante o verão. São ricos em provitamina A, potássio e magnésio. Os pêssegos firmes dão melhores sucos que os amolecidos, por estarem maduros de mais. Quanto mais firme o pêssego, mais gostoso ele é.
















Crepúsculo Tropical:
( Suco de abacaxi, maçã e morango) É um suco saboroso, rico em vitaminas e muito saudável.
1 rodela (2,5 cm de espessura) de abacaxi, de preferência natural
1 maça de tipo doce
6 morangos
Se o abacaxi não for natural, remova a casca e descarte. Corte a rodela em tiras. Corte a maçã em gomos finos. Leve tudo a centrífuga.





Sucos de Hortaliças


Coquetel de repolho anti-úlcera: (suco de tomate, repolho e salsão) Este suco vai aquietar seu estômago e acalmar seus nervos tensos. Quando a resistência estiver no fim, apele para a centrífuga e faça essa eficiente delicia.
1/2 tomate
1 pedaço (100g) de repolho
2 talos de salsão
Corte o tomate em gomos finos, o repolho em tiras finas e o salsão em pedaços de 5 a 7 cm. Bata-os na centrífuga.





O Exterminador de Manchas: (suco de cenoura e pimentão verde) Se a sua pele não está clara como você gostaria  que estivesse, tome este suco, especial para a saúde a beleza da epiderme.
6 cenouras
1/2 pimentão verde
 Corte as cenouras em pedaços de 5 a 7 cm e o pimentão em tiras. Leve-os a centrífuga.






Regenerador do sangue: (suco de cenoura, espinafre, alface, nabo e salsinha) Tome esse suco, para oferecer ferro ao sangue.
5 cenouras
6 folhas de espinafre
4 folhas de alface
1/2 nabo
4 raminhos de salsinha
Corte as cenouras em pedaços de 5 a 7 cm. Processe todos os ingredientes na centrífuga.





Depurador do Corpo: (suco de pepino, cenoura e beterraba) Esse suco é ótimo para eliminar toxinas do organismo, além de ser muito gostoso. Lembre-se: É essencial misturar suco de beterraba com sucos mais suaves. Quando você comer carne de mais, tome esse suco.
2 a 3 cenouras
1/2 pepino
1/2 beterraba, com folhas
Corte as cenouras em pedaços de 5 a 7 cm, o pepino em quatro, depois cada quarto em tiras. Corte a beterraba em gomos finos. Bata-os no centrífuga.
obs: Você pode substituir o pepino por 1/2 abobrinha, a fim de tornar diferente este delicioso suco.





Tônico para os ossos: (suco de cenoura, couve, salsinha e maçã) Ossos fortes são essenciais para uma boa saúde.
5 a 6 cenouras
4 folhas de couve
4 galinhos de salsinha
1/2 maçã
Corte as cenouras em pedaços de 5 a 7 cm, a maçã em gomos finos. Processe as hortaliças e a maça na centrífuga.



Calmante Noturno: (suco de cenoura, salsão e salsinha) Este suco levará você ao país dos sonhos num piscar de olhos. Não há ajuda mais natural para dormir... a não ser que você goste de contar carneirinhos.
5 cenouras
2 talos de salsão
1 grande punhado de salsinha
Corte as cenouras e o salsão em pedaços de 5 a 7 cm. Leve as hortaliças à centrífuga.



O máximo da cenoura: (suco de cenoura com beterraba (bebida com cálcio) Este suco de colorido brilhante é máximo em nutrição.
4 cenouras
1 beterraba, com folhas
Corte as cenouras em pedaços de 5 a 7 cm e a beterraba em rodelas finas. Processe na centrífuga.



O Campeão: (suco de cenoura e maçã)
4 cenouras
2 maçãs
Corte as cenouras em pedaços de 5 a 7 cm e as maçãs em gomos finos. Processe na centrífuga.








Coquetel Baixa-Colesterol: (suco de cenoura, maçã, gengibre e salsinha) Tomar sucos frescos, de baixas calorias e livres de gorduras saturadas, baixa o nível de colesterol no organismo.
5 cenouras
1/2 maçã
1 pedaço ( com 1,5cm ) de gengibre
1 punhado de salsinha
Corte as cenouras em pedaços de 5 a 7 cm, a maçã em gomos finos, e o gengibre em rodelinhas finas. Coloque todos os ingredientes na centrífuga e processe.

Digestivo Especial: (suco de cenoura e espinafre) Ajuda a digestão e contém muitas vitaminas. Esse suco é recomendado durante as refeições.
6 a 7 cenouras
1 punhado de espinafre
Corte as cenouras em pedaços com  5 a 7 cm. Coloque metade da cenoura na centrífuga, em seguida o espinafre e por fim o restante da cenoura. Processe.




Restaurador do Fígado: ( suco de maçã com beterraba) Além de ficar um vermelho muito bonito e apetitoso, ele contém muitos nutrientes.
1/2 beterraba com folhas
3 a 4 maçãs
Corte as maçãs e as beterrabas em gomos finos e bata tudo na centrífuga.






Tônico para o Pulmão: (Suco de cenoura, salsinha, batata e agrião) Este suco ajuda a limpar o pulmão das toxinas existentes no ar poluído.
5 cenouras
4 ramos de salsinha
1/4 de batata
4 ramos de agrião
Corte as cenouras em pedaços de 5 a 7 cm e a batata em gomos finos. Processe todos os ingredientes na centrífuga.









Regenerador do Pâncreas: (suco de cenoura, maçã, alface, vagem, e couve-de-Bruxelas) O que é bom para o Pâncreas, é bom para o corpo inteiro. Esse suco é recomendado para qualquer pessoa.
4 cenouras
1 maçã
4 a 5 folhas de alface
85g de vagem
3 a 4 cabeças de couve-de-Bruxelas
Corte as cenouras, em pedaços de 5 a 7 cm e processe-as na centrífuga. Reservo o suco. Corte a maçã em gomos finos e bata-a na centrífuga com a alface, a vagem e a couve-de-Bruxelas. Misture este suco ao de cenoura e mexa bem.







Coquetel Estimulante de Energia: (suco de cenoura e salsinha) Esse suco é essencial para as crianças.
6 cenouras
5 ramos de salsinha
Corte as cenouras em pedaços de 5 a 7 cm. Leve as cenouras e as salsinhas à centrífuga.







O Limpador de Pele: (suco de cenoura, pimentão, couve, espinafre e nabo) Acredite! Esse suco fará muito por sua pele.
6 cenouras
1/2 pimentão verde
2 folhas de couve
1 punhado pequeno de folhas de espinafre
1 punhado pequeno de folhas de nabo
Corte as cenouras em pedaços de 5 a 7 cm, o pimentão em tiras e leve-os a centrífuga.