terça-feira, 16 de agosto de 2011

A farmacia na Cozinha

A Cozinha pode se tornar nossa clinica doméstica.Podemos usar nossos recursos para criar curas que aliviarão alguns desconfortos nossos e de nossos familiares. Seguem algumas sugestões que podemos usar em casa:





Alfafa: Erva com paladar adstringente e levemente amargo.Com propriedades anti-vata e anti-kapha, sendo também anti- inflamatória. É muito eficaz na limpeza de toxinas do intestino grosso. A alfafa é um atenuante natural para dor e pode ser usado para tratar dores como a ciática. O chá de alfafa pode ser tomado na hora de dormir para artrite, reumatismo,colite úlceras e anemia.










Babosa: Temos essa erva comum no mundo todo. É um tônico geral para o fígado, o órgão que ajuda digestão e neutraliza as toxinas. A babosa ajudar a equilibrar Vata, Pitta e  Kapha no corpo.
A babosa tem propriedade refrescante; no entanto não prejudicará o Kapha, porque sua ação causa expectoração. Pode aliviar resfriados, tosses, congestão, sendo também um laxante suave.







Assa- Fétida: Essa substância aromática, que é uma resina extraída de uma árvore, é um estimulante. Também alivia espasmos. É um bom expectorante e um laxante natural. Uma pitada de assa-Fétida cozida com Lentilhas ajuda a digestão. Ela inflama a ágni, remove as toxinas  e alivia dor e gazes intestinais.













Bicarbonato de Sódio: Cozinhar garbanzo ou feijão preto com bicarbonato de sódio deixa a comida mais leve, facilitando o processo de cozimento,ele é antiácido.Alivia infecções cutâneas,urticárias e brotoejas,mantendo a saúde e higiene da pele.














 Raiz de Cálamo: Tem muitas propriedades medicinais. Como pó pode ser ingerida pelo nariz como inalação para aliviar a congestão dos paranasais, resfriado comum ou sinusite. Pode provocar espirros que limparão o trato respiratório. O óleo medicamentoso da raiz do cálamo pode ser usado para administração nasal e externamente para massagens que aliviarão as desordens de Vata e Kapha. Massagear com esse óleo irá relaxar os músculos tensos e inflamados e criar uma sensação de frescor. A raiz do cálamo ajuda a circulação e nutre o tecido muscular. 
Ela também desenvolve  a inteligência da criança em período de crescimento.


Cardamomo: O cardamomo é aromático, estimulante e refrescante. Ele também acende o fogo digestivo, refresca a mente e estimula o coração. O cardamomo é levemente adstringente, doce e um pouco picante, ele deve ser usado apenas em pequenas quantidades, pulverizados em chás e sobre legumes. O cardamomo fortalece o coração o os pulmões, também alivia gases. É um atenuante para a dor e um aguçador para a mente. Abre a respiração e refresca o hálito.






Óleo de Rícino: Essa substância é um laxante de uso inócuo, mesmo para tratamento de bebês (para tratar um bebê, a mãe deve mergulhar seu dedo mínimo no óleo e deixar que a criança o chupe). Para constipação
crônica, tomar uma colher de chá do óleo de rícino com uma xícara de chá de gengibre. Esse tônico neutralizará as toxinas e aliviará os gases e a constipação. O óleo de rícino também é uma erva anti-reumática porque é uma aliviadora natural da dor e laxante.
O chá da raiz de rícino é usado no tratamento de várias desordens Vata, como artrite,ciática, dor lombar crônica e espasmos musculares. O chá é também uma substância descongestionante, antiartrítica e  anti-inflamatória. Também é eficaz no tratamento da gota.





Pimenta-de-Caiena: Esse tempero é picante e quente. É uma erva doméstica usada na culinária. Acende o fogo digestivo e é um ótimo aperitivo. Estimula a circulação e provoca a transpiração. Caiena ajuda a evacuar      
os intestinos e destrói vermes e parasitas. É boa para resfriados, tosse e  congestão. A pimenta de caiena ajuda a reduzir o peso da comida, tornando-a leve, saborosa e facilmente absorvível. Deve ser usada com carne, lentilhas e queijo.

Canela (Cinamom): Erva aromática estimulante, com propriedades anti-sépticas e refrescantes. O paladar é levemente picante e adstringente. Sua ação no corpo é quente. A canela é uma boa erva desintoxicante. Fortalece e energiza os tecidos; também atua como aliviador da dor. Minora as desordens e Vata e Kapha, e pode, ainda, ser usadas em males de Pitta, se tomadas em pequenas quantidades. Se ingerida em excesso, causará problemas em Pitta. É boa para aliviar resfriados, congestão e tosse. Canela, cardamomo, gengibre e  cravo-da-índia são usados juntos como chá para aliviar a tosse, congestão e para promover a digestão.
Deve ser tomado em pequenas quantidades, um gole por vez.

Cravo-da-Índia: Essa é outra substância herbática natural. É quente, picante, oleosa e forte. Portanto agrava Pitta. Cravos-da-índia ajudarão a controlar Vata a Kapha.
Também minoram tosses, congestão, resfriados e problemas paranasais. Uma pequena gota de óleo de cravo pode ser adicionada a água quente, e seu vapor aspirado como descongestionante. Isso aliviará a obstrução nasal e a congestão. Mastigar um pedaço de cravo com uma pedra de açúcar ajuda a aliviar a tosse seca.





Coentro: Há dois tipos de coentro. Centro verde, chamado Cilantro. O outro, a semente seca é o coentro. Essa é uma substancia aromática estimulante que ajuda a digestão. Tem propriedades refrescantes e é um diurético natural, podendo ser tomado quando a pessoa sentir sensação de queimação ao urinar.












Cominho: Essa erva aromática é levemente amarga e picante. ajuda a digestão e realça o sabor da comida. Também ajuda a secreção dos sucos digestivos. O pó do cominho torrado é eficazmente usado nas desordens intestinais como diarreia e disenteria. O cominho também alivia dor e câimbras no abdômen.







Semente de Linhaça: As ações das sementes de linho são: laxante, calmante e descongestionante. Essa simples erva de uso domestico, também alivia problemas de constipação, distensão e desconforto da região abdominal. As sementes da fibra de linho dão energia e ajudam a aliviar a asma e a tosse crônica.






Alho: Essa erva contém óleo; é aromática, quente, amarga e picante. O alho alivia Vata agravado e alivia gases. É bom para digestão e absorção e também para o rejuvenescimento. Essa erva é anti-remática e pode ser usada para tosse seca ou congestão. É muito eficaz para sinusites e para dor ou prurido nos ouvidos. O alho também aliviará a dor de dente. Dentes sensíveis ou gengivas retraídas podem ser massageadas com óleo de alho.


Ghee: Ghee é um produto feito com manteiga sem sal. É um excelente aperitivo, e realça sabor doa limentos. Também ajuda na digestão, porque estimula a secreção dos sucos digestivos. Também identifica inteligencia, compreensão, memória e Ojas. Alivia constipação, ser ingerida com leite quente. Quando usada com várias ervas, ghee produz as propriedades medicinais desses ervas aos tecidos. Combinado com alcaçuz, raiz de cálamo ou Gotu Kola. Ghee alivia febre crônica, anemia e distúrbio sanguíneos, sendo útil para desintoxicação. Não aumenta colesterol como maioria dos óleos. Também promove cicatrização de ferimentos e alivia a úlcera péptica e a colite. Geralmente é benéfico para os olhos, nariz e pele.


Gengibre: Essa erva é usada fresca e seca. Ambas são aromáticas e picantes. O gengibre é um estimulante e um carminativo (antiflatulento). O gengibre fresco possui mais água e é mais brando; na forma de pó é mais forte e tem ação mais penetrante. O chá feito de gengibre fresco é bom para as pessoas Vata e Pitta. O gengibre seco, altamente concentrado e forte, é bom para pessoas de Kapha. Provoca transpiração, acende agni, neutraliza as toxinas e ajuda a digestão, absorção e assimilação da comida. O gengibre alivia inflamação da garganta, o resfriado comum, congestão e problemas dos paranasais.
Gengibre é o melhor remédio domestico para problemas como tosse, coriza, congestão e congestão da garganta, para aliviar dores de cabeça, ajuda a limpar o intestino  e promove uma evacuação sadia. O gengibre também pode ser aplicado externamente nas articulações e nos músculos doloridos, ajuda na circulação e alivia a dor. Também pode ser usado como tempero, especialmente benéfico no tempo frio. Torna a comida mais leve e mais fácil de ser digerida.






Gotu Kola: A folha da erva Gotu Kola assemelha-se aos dois hemisférios do cérebro. Gotu Kola atua sobre o tecido cerebral. É uma eficaz auxiliar para o desenvolvimento da memória e inteligencia. Também alivia o estresse e acalma a mente. Essa erva ajudará o fluxo de energia no cérebro entre os hemisférios direito e esquerdo. Gotu Kola também é um descongestionante e é usada para aliviar os problemas paranasais; e ainda proporciona um sono agradável e um despertar sereno e ativo.





Mel: Essa substancia cria calor no corpo; portanto, atua para reduzir  Vata e Kapha. Seu paladar é doce e adstringente. O mel é bom para curar úlceras internas e externas. Como o Ghee, o mel carrega as propriedades medicinais das ervas para o tecido do corpo, e é, portanto, usado como meio para muitas substâncias. É um excelente purificador do sangue e também para olhos e dentes. Alivia o resfriado, tosse  e congestão. Quando usado para cobrir um ferimento externo, ajuda o processo de cura.
Mel com água energiza o corpo e ajuda a irrigar os rins. Ingerido com moderação reduz a gordura. O mel não deve ser cozido, porque altera seus atributos e o torna incompatível com o corpo. Mel aquecido, pode obstruir o trato digestivo e criar toxinas.




Alcaçuz: Essa substância é doce, e ligeiramente adstringente. É um adstringente natural. O alcaçuz limpa a boca, promove a salivação e aumenta a secreção no trato intestinal. Mastigar um galho de alcaçuz higienizará
a  boca e limpará os dentes, coibindo a deterioração dos dentes.O Alcaçuz é germicida, alivia tosse, resfriado e congestão.Usado como chá é expectorante.
É um antídoto muito eficaz para úlceras pépticas e gastrite. Para tratar esses males usar a proporção de uma colher de chá, do alcaçuz em pó, para uma xícara, de chá, de água.Também muito eficaz para inflamações da vesícula Biliar.Tomado após as refeições, o chá de alcaçuz ajuda a digestão e alivia a constipação.




Mostarda: Atua como analgésico e reduz a dor muscular. É carminativa( antiflatulente) e alivia a congestão.Pode ser usada em cozimentos e frituras. Aquecer óleo de gergelim , fritar 2 pitadas, de sementes de mostarda com cebola, alho e legumes. Os legumes ficarão leves e fáceis de digerir.A mostarda pode ser usada nos casos de indigestão,distenção de abdomem e desconforto causado por uma digestão inadequada.










Noz-moscada: É uma erva aromática e estimulante.É usada para realçar o sabor de chás e de leite. Ingerida com leite é um tônico para o coração e cérebro. é usada também para amenizar a debilidade sexual. A noz moscada também é eficaz no tratamento da incontinência urinaria, fraqueza generalizada, diarreia, gazes e dores abdominais renitentes e desagradáveis, bem como na falta de apetite e nas desordens de fígado e de baço.
A noz moscada é relaxante e induz ao sono natural, sendo portanto benéfica para insônia. Deve ser ingerida com parcimônia e somente por adultos, por causa do seu efeito forte, uma pitada por vez.
É ótima para as pessoas vatas e kaphas. Quanto as pessoas de constituição Pita, as noz moscada pode ser usada em pequenas doses.




Cebola: A cebola é extremamente irritante, picante e aromática. Quando ingerida é quente. As cebolas estimulam os sentidos, assim, se alguém se sentir abatido ou tonto, uma cebola partida em pedaços e inalada trará alivio. As cebolas ajudam na digestão e estimulam a energia sexual. Quando cozidas ficam doces e menos picante. Febre alta e consequentes convulsões podem ser amenizadas  por uma cebola crua ralada, amarrada com um pano junto a testa ou abdome.
As cebolas aliviarão ataques agudos de epilepsia se aplicadas como inalação pelo nariz ou em forma de gotas  nos olhos. Também ajudam a  reduzir o colesterol e é um ótimo tônico para o coração: a ação da cebola ajuda a reduzir o ritmo cardíaco. Meia xícara de suco de cebola crua fresca ingerias com duas colheres de chá de mel, alivia asma, tosse, espasmos, náusea, e vômito. Também destrói vermes. Uma cebola ralada com  meio colher de cúrcuma (açafrão-da-índia) e meia colher de chá de curry aliviará dor nas juntas, quando aplicadas em forma de pasta sobre a área afetada.




Pimenta-do-reino: Esse tempero picante e quente é um estimulante que ajuda a inflamar agni. Aumenta  a secreção dos sucos digestivos e realça o sabor da comida. É usada contra constipação, hemorroidas secas, gases e perda de apetite. Essa erva também pode ser tomada com um pouco de mel para combater vermes do intestino grosso. Para plantio somente grãos inteiros devem ser usados.
A pimenta do reino  alivia a transpiração. Como antidoto para urticária, aplicar um pitada de pimenta do reino em pó com Ghee. A pimenta do reino é quente e picante, mas misturada com Ghee alivia disturbios de Pitta  tais como dermatites e urticárias.


Sal: Muitas pessoas usam o sal marinho simplesmente para melhorar o paladar da comida; no entanto, ele também possui propriedades medicinais. O sal contém água e é um subproduto do mar. Na cozinha ele só deve ser usado em pequena quantidade. O sal alivia gases e distensão abdominal. Limpa a boca, estimula secreções no canal digestivo e ajuda a digestão. Ele também é um paliativo natural para dor e pode ser usado
externamente como tratamento local, ajuda a aumentar  a drenagem e  aliviar o entupimento nasal.

Açafrão-da-Índia: Essa erva é aromática e estimulante, tendo muitas funções úteis. É amarga, ligeiramente picante e e boa para purificação do sangue. Trabalhando como um tônico para ajudar a digestão e aliviar a congestão. Sua ação é sedativa nos males respiratórios como tosse e asma. Também é antiartrítica a atua como antibacteriana. O açafrão-da-índia pode ser adicionado a comida altamente proteica para auxiliar a digestão e evitar a formação de gases. Ele é usado eficazmente na manutenção da flora e do intestino grosso. para aliviar a inflamação das amídalas e  a congestão da garganta, o açafrão-da-índia também pode ser usado como gargarejo: para isso misturar duas pitadas de açafrão-da-índia e duas pitadas de sal em um copo de água quente. O açafrão-da-índia também tem propriedades anti-inflamatórias. Para abrasão, contusão ou tumefação traumática, a pasta do açafrão-da-índia pode ser aplicada localmente. Para meia colher de chá de açafrão-da-índia juntar uma pitada de sal e aplicar na área afetada, dor, inchaço e inflamação serão rapidamente aliviados.
O açafrão-da-índia também é útil no tratamento de diabetes. Tomar de quatro a cinco cápsulas após cada refeição para ajudara  a voltar o nível normal de açúcar no sangue.

Labaça Obtusa (labaçol):  Erva famosa nativa da América. Tem propriedades anti-Pitta. Laxante, purificadora do sangue e também anti-inflamatória. Sando assim pode ser usada para sintomas artríticos e alivio de dor, fragilidade e vermelhidão. Também é eficaz em forma de chá para dermatites, hemorroidas hemorrágicas e  erupção inflamadas no pescoço, nas costas e nas axilas.
Devido a sua propriedade anti-inflamatória, a Labaça Obtusa purifica o sangue e acalma Pitta desequilibrado. A raiz dessa erva é útil para aplicações externas em úlceras, infecções cutâneas e abrasões mal curadas.





Informações retiradas do livro: Ayurveda, a Ciência da Autocura, Um guia Prático. Drº Vasant Lad.