sexta-feira, 22 de julho de 2011

Abhyanga (Massagem feita com óleos)

Utilizamos a técnica chamada Abhyanga, técnica mais utilizada na Medicina Ayurveda, onde utilizamos em média de 150 a 200 ml de óleo vegetal morno com óleos essenciais aromáticos. A massagem dura em média 60 a 80 min.
 É uma massagem corporal e facial realizada com óleos vegetais específicos para cada Dosha que auxilia na revitalização dos tecidos, (dhatus), facilitando que as toxinas sejam removidas do corpo.
 O Abhyanga tem efeito muito mais profundo que as massagens em geral, pois consegue equilibrar corpo-mente-energia. Esta massagem pode ser aplicada por um terapeuta ou dois, sincronizadamente.
 Sendo um dos tratamentos de rejuvenescimento do Ayurveda, o Abhyanga aumenta a força do tecido, melhora a circulação do sangue, rejuvenesce os tecidos, remove celulite, embeleza a pele, atrasa a velhice, induz ao sono sadio, promove vitalidade, pacifica desarmonias de Vata, reduz toxinas e remove o stress.



 O mesmo Abhyanga pode ser aplicado a seco, com pós de ervas bem finos sobre o corpo da pessoa, sem óleo, essa massagem é chamada Udwarthana ou então quando é aplicado um pouco de óleo ai chamamos de Utsadana ou então quando queremos uma massagem mais profunda ainda, é quando chamamos a massagem de Garshana e utilizamos sal grosso e canfora em conjunto com o pó de ervas bem fino sobre todo o corpo.