quinta-feira, 29 de março de 2012

Meditação: Elevar-se Acima do Sofrimento

Por que tanto sofrimento?
Para compreender e praticar o amor que é o meio mais eficaz de conduzir os seres humanos de volta ao céu.
Tudo nesta tem terra tem seu oposto.
Não existe crueldade nos planos de Deus, porque não há bem nem mal a Seus olhos – apenas imagens feitas de luz e sombras. Sua intenção é que assistamos estas cenas dualísticas da vida, sempre alegres como meros espectadores.
 O plano é extremamente organizado, porém o homem identificou-se falsamente com a pseudo-alma, ou ego, assim também com a dor. Quando transfere seu senso de identidade para seu verdadeiro ser, a alma que é imortal descobre que toda a dor é irreal. Ele não consegue mais sequer imaginar o estado de sofrimento.
Todos os sofrimentos físicos e mentais decorrem da identificação, da imaginação e de hábitos equivocados de pensar.
“Adquira maior força mental. Desenvolva um poder mental tão grande que você possa permanecer inabalável, aconteça o que acontecer, enfrentando bravamente qualquer coisa na vida. Se você ama a Deus, deve ter fé e estar preparado para suportar as provações, quando vierem. Não tenha medo de sofrer. Mantenha sua mente forte e positiva. O mais importante e sua experiência interior.”
Pela imaginação você amplia o sofrimento. Preocupações e autopiedade não diminuirão seu sofrimento, ao contrário, vão aumentá-lo. Algumas pessoas ficam sempre relembrando todo o sofrimento por que passaram e quão terrível foi a dor de um fato ocorrido há vinte anos. Vivendo e revivendo tal experiência. A melhor maneira de dissociar-se desse mal estar é permanecer mentalmente desapegado, como se você fosse um mero espectador, enquanto, ao mesmo tempo, procura um remédio.
O fato é que, se aprender a viver em seu corpo sem imaginar que ele é você, não sofrerá tanto. A sua conexão com a dor física é apenas mental. Quando você dorme e fica inconsciente do corpo não sente dor alguma. Cuide do corpo, mas eleve-se acima dele. Saiba que você é diferente da sua forma mortal. Erija uma grande barreira mental entre sua mente e seu corpo.
“Sou diferente do corpo. Nem calor, nem frio, nem doença podem me atingir, sou livre.”
A melhor anestesia contra a dor é o poder mental que você tem. A dor diminuirá se a sua mente se recusar a aceitá-la. Se você se machuca o corpo e mantém atenção no centro crístico não sentirá dor.
“Dor e prazer são transitórios” Sri Yukteswar. “ Suportem, com tranquilidade, todas as dualidades, tentando, ao mesmo tempo, colocar-se fora do alcance da influência delas.”
Pratique Titiksha “capacidade de suportar com equanimidade mental.”Quer dizer, a atitude de não ceder às experiências desagradáveis, mas resistir a elas sem se deixar incomodar mentalmente.
Sinta, Cheiro, cor, textura, som, sensação de corpo!
Quer esteja sofrendo nesta vida, quer esteja sorrindo na opulência e no poder, sua consciência dever permanecer inalterada. Se conseguir alcançar a equanimidade, nada poderá jamais feri-lo.
A meditação é o caminho pelo qual você precisa se empenhar para elevar-se acima da ilusão e conhecer sua verdadeira natureza. Se conseguir manter esse estado de consciência, tanto nas atividades quanto na meditação, permanecendo imperturbado pelas experiências ilusórias, então estará acima deste mundo onírico de Deus.
“Aquele a quem estes não podem abalar, que é tranqüilo e equânime na dor e no prazer, somente ele faz jus a alcançar a eternidade.” Bhagavad Gita II:15
Quando os tigres das preocupações, das doenças e da morte o estão perseguindo, seu único refúgio é o templo interno do silêncio.
Nenhuma sensação ou tortura mental poderá afetá-lo se a sua mente dela se dissociar e ficar ancorada na paz e na alegria de Deus.